Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eutanásia: Você é a favor ou contra esse ato?

Para quem não sabe o que é EUTANÁSIA é o “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis”. Daí, já se pode diferenciar a prática da distanásia, expressão relativa a uma morte lenta e sofrida, e da ortotanásia, vocábulo que representa a morte natural. A eutanásia suscita polêmica pelas mesmas razões que fazem do aborto um motor de calorosos debates: porque perpassa a bioética, e também a moral de cada um. Não há consenso a respeito da validade da prática nem mesmo entre os médicos, porque não há acordo a respeito do que sentem e pensam doentes em coma ou em estado vegetativo.
Existem pelo menos quatro tipos de eutanásia, divididos em duas categorias: a voluntária e a involuntária, e a passiva e a ativa. Na eutanásia ativa, também chamada de positiva ou direta, o paciente recebe uma injeção ou uma dose letal de medicamentos. Conhecida ainda como negativa ou indireta, a eutanásia passiva foi a que matou Eluana Englaro, cuja alimentação foi suspensa. Aqui, o que conta é a omissão: o paciente deixa de receber algo de que precisa para sobreviver. A diferença entre eutanásia voluntária e involuntária está na participação do paciente.
No Brasil essa prática não é realizada, perante a lei,e as igrejas também são contra esse ato, porém, em alguns paises a Eutanásia é aceita e até legalizada quando o doente está em fase terminal ou quando o próprio doente tem o desejo de morrer.
E você o que pensa sobre a EUTANÁSIA, dê a sua opinião!
bjs Cah

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog e estou retribuindo a visita, obrigada Cá!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola camisetasdahora obrigada pela visita, bjs

    ResponderExcluir